Nacional

2022: O Sector Da Educação Conta Com Mais De Mil Salas De Aulas

O sector Da educação conta com mais de 1256 novas salas de aulas a nível nacional , que vão entrar em funcionamento no presente ano lectivo que arranca no próximo dia 31 de Janeiro, albergando pouco mais de 125 mil alunos em todo o país.

As Infra-Estruturas, erguidas com material convencional, foram construídas na base do Fundo de Apoio ao Sector da Educação (FASE) e apoio de diversos parceiros.”escreve o jornal noticias”

Deste universo, 436 salas foram construídas em Sofala, 205 na Zambézia, 165 em Nampula, 158 na província de Maputo, 126 em Gaza, 45 em Cabo Delgado, 42 em Inhambane, 26 em Tete, 25 Niassa, 20 Manica e dez na cidade de Maputo.

Gina Guibunda, porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), disse que algumas destas infra-estruturas foram erguidas em estabelecimentos de ensino já existentes e outras compõem novas escolas.

“Estas salas são de campanhas anteriores e ao longo deste ano vamos inaugurando outras cujas obras estão a decorrer. Nós, como sector, anualmente vamos criando condições para que as nossas crianças continuem a estudar em infra-estruturas condignas”, referiu.

O sector da Educação e Desenvolvimento Humano, tal como indicou Guibunda, continua a trabalhar na busca de recursos para a construção de mais infra-estruturas escolares.

Relativamente ao mobiliário, a porta-voz precisou que todas as salas que vão entrar em funcionamento estão devidamente equipadas com carteiras e secretárias para professores.

A fonte explicou ainda que nos últimos anos quando se lança o concurso para a construção de escolas e/ou salas de aula paralelamente se lança outro para o fornecimento de mobiliário escolar.

“Nos últimos tempos temos cada vez menos crianças a estudar sentadas ao chão, porque as novas salas de aula contemplam o mobiliário. Estamos a trabalhar para tirar as crianças do chão e debaixo das árvores ou ao relento”, disse.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo