Nacional

Autoridades Sanitárias Já Tem Vacinas Suficiente Para Cidadãos elegiveis

Anúnciou o Presidente Nyusi, que as autoridades sanitárias já têm disponível uma quantidade suficiente de vacinas para imunizar todos os cidadãos elegíveis, estimados em cerca de 16 milhões de habitantes,

Falau ontem (19) em Maputo, durante a comunicação à Nação no contexto da situação actual da COVID-19, Nyusi também anunciou que nos próximos quatro meses as autoridades sanitárias projectam vacinar cerca de cinco milhões de cidadãos em todo o país.

No mesmo período, deverá iniciar o processo de administração da dose de reforço destinada a cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos, bem como de cidadãos com doenças consideradas de risco, incluindo doentes renais, hipertensos, diabéticos, bem como pacientes com doenças cardiovasculares, portadores de doenças respiratórias crónica e os oncológicos.

“Se vacinou com duas doses, então vamos dar a terceira [dose] e para aqueles que tiveram [a vacina de dose única] Johnson&Johnson vão ter a segunda”, explicou.

A dose de reforço será administrada também às mulheres grávidas.

A próxima campanha de vacinação vai incluir adolescentes com idade igual ou superior a 15 anos.

“Já dissemos e voltamos a repetir: a vacina é gratuita”, afirmou Nyusi, destacando que o cidadão vacinado além de uma menor probabilidade de perder a vida devido a complicações associadas a COVID-19, tem um menor risco de desenvolver doença grave capa de induzir ao internamento.

“Estive agora a ver os números dos últimos seis dias, onde registaram-se 31 óbitos em Moçambique e destes todos, vi nome por nome, 90 por cento são aqueles que não foram vacinados, isto é, 28 não vacinaram e dois tiveram apenas uma dose, não tinham feito a segunda dose e apenas um tinha vacinado [completamente]”, explicou.

Advertiu para que os cidadãos, mesmo vacinados, sigam escrupulosamente as medidas de prevenção para a COVID-19, sobretudo a lavagem ou desinfecção regular das mãos, uso da máscara, e distanciamento interpessoal de pelo menos dois metros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo