Futebol

O Capitão Do Sporting

Sebastián Coates, capitão do Sporting, é um dos protagonistas da série Shine a Light, da FIFPRO

Segundo o Jornal Português nesta terça-feira,o capitão do Sporting, é um dos protagonistas da série Shine a Light, da FIFPRO, na qual aborda a questão da saúde mental – nesta série, Jackson Irvine (Austrália) fala sobre homofobia, enquanto Mark-Anthony Kaye (Canada) aborda o racismo nas redes sociais. O jogador do Sporting falou sobre saúde mental.

«Subiu muito a percentagem de suicídios e a minha opinião é que tem a ver com a atualidade, a crise também, foi a pandemia, muitas coisas… Vivi de muito perto com um amigo, conhecíamo-nos desde os 11 anos, o Santiago, somos da mesma geração. Era uma pessoa muito alegre, foi uma surpresa para mim. Ele nunca demonstrava que estava mal. Nunca detetámos que algo se passava», disse Coates, admitindo que pedirá ajuda se sentir necessidade. «Se viver algum momento assim, vou querer ser ajudado», afirmou, revelando a sua forma de ultrapassar as situações menos positivas: «Não leio nada, treino, estou com a família, por isso certas coisas não me afetam ou não me chegam diretamente.»

Coates falou ainda de suicídio – «Seria a última opção. Há que esgotar todas as outras opções que temos. A saúde mental é muito importante e não a valorizamos muito, não procuramos ajuda para encontrar outras soluções» – e reconheceu que a saúde mental continua a ser «tabu». «O mais importante é trabalhar este aspeto desde criança, para saber atuar em determinados momentos, seja depressão, ou algo que não esteja bem, e saber lidar com esse momento», defendeu.

Segue-se o Mundial e Coates admitiu que será diferente. E explicou: «Jogar um Mundial tem um lado emocional muito grande. Obviamente, no meu caso, pelo que se passou com o Santiago, por ser um amigo tão chegado… Sei que ele estaria a ver, trocaríamos mensagens depois dos jogos. Obviamente vai ser um Mundial com uma emoção muito grande para todos e para a seleção também.»

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo